quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conceitos de interface gráfica, interactividade, realidade virtual e dispositivos utilizados em ambientes virtuais

Interface gráfica:
A sigla que descreve este tipo de interface é GUI (Interface Gráfica de Utilizador).
A interface gráfica ao ser visualizado pelos utilizadores constitui um meio para a interacção destes com o computador. Transmite ao utilizador a sensação de manipulação directa dos objectos que fazem parte dela, através da utilização de dispositivos de entrada como o rato, o joystick e o teclado, com os quais o usuário é capaz de seleccionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional é o ambiente gráfico.


Interactividade:
A interactividade é, basicamente, a relação entre o homem e o computador. Através do qual podemos interagir com diversos objectos virtuais, isto é, em ambientes virtuais existe a possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos.




Realidade virtual:
A realidade virtual refere-se a simulações tridimensionais geradas pelo computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos dos mesmos.
Actualmente, os ambientes virtuais são, utilizados em algumas áreas como, na medicina, arquitectura, educação, engenharia, etc. Permitindo assim uma aprendizagem segura, económica e rápida, contribuindo assim para a melhoria do seu desempenho.

Realidade imersiva e não imersiva:
  • A realidade imersiva é quando o utilizador obtêm sensações de uma ambiente virtual, conseguindo estimulá-lo sensorialmente, ou seja, o utilizador sente que faz parte desse ambiente virtual. Isto é possivel utilizando alguns acessórios, tais como, o capacete, luvas e auscutadores.
  • A realidade não imersiva é quando não são estimuladas as sensações do utilizador, fazendo com que o mesmo saiba que não está dentro desse ambiente virtual.


Dispositivos utilizados em ambientes virtuais:
  • Visualização: ex: capacete de visualização


  • Controlo e manipulação: ex: luvas


  • Audição: ex: auscutadores


Sem comentários:

Enviar um comentário