quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Multimédia

A Multimédia é a combinação controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, audição, animação e qualquer outro meio. Para que a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de media estático e um tipo de media dinâmico.

Tipos de media:
  • Quanto à sua natureza espácio-temporal:
- Estáticos: agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço. Por exemplo: texto e gráficos ou imagens. 




- Dinâmicos: agrupam elementos de informação dependentes do tempo. Por exemplo: o áudio, o vídeo e a animação. Quando se dá uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respectivo tipo de media dinâmico.


  • Quanto à sua origem :
- Capturados: São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico. Por exemplo: scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico.

- Sintetizados: São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.

Modos de divulgação de conteúdos multimédia:

- Online: divulgação online significa disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia. Esta pode ser efectuada  através de, rede local, conjunto de redes e  monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados armazenados em disco.

- Offline: A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Robótica

 A Robótica é o ramo da informática que engloba computadores, robôs e a computação. Esta refere-se ao estudo e à utilizção de robôs, tendo por objectivo a automatização de tarefas que podem ser executadas pelo homem.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Sistemas Pericias

Um Sistema Pericial é um programa de computador que utiliza conhecimento específico e que tem por objectivo resolver problemas complexos de forma idêntica à utilizada pelos peritos humanos.
Os Sistemas Periciais não imitam a estrutura da mente humana, nem os mecanismos da inteligência.
São programas práticos que usam estratégias heurísticas desenvolvidas por humanos na resolução de classes específicas de problemas.
São uma classe de programas na área da Inteligência Artificial e têm contribuido para o sucesso dessa área através dos produtos comercias desenvolvidos.

Sistemas Autónomos (AS)

 O Sistema Autónomo é como uma colecção de redes sobre uma admistração comum e que compartilham uma estrategia de roteamento em comum. Tal  é o caso de um provador de serviços Internet. Isto é, o sistemas autónomos servem para conectar redes.

Inteligência Artificial (IA)

 A Inteligência Artificial é uma ramo da ciência, que procura estudar e compreender o fenómeno da inteligência, propondo elaborar dispositivos que simulem a capcidade humana de raciocinar. E por outro lado um ramo da engenharia, na medida em que procura construir instrumentos para apoiar a inteligência humana. É aplicável em jogos de computador, video games, máquinas fotográficas, etc. Os robôs são exemplos de onde é ultilizada a inteligência artificial.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Conceitos de interface gráfica, interactividade, realidade virtual e dispositivos utilizados em ambientes virtuais

Interface gráfica:
A sigla que descreve este tipo de interface é GUI (Interface Gráfica de Utilizador).
A interface gráfica ao ser visualizado pelos utilizadores constitui um meio para a interacção destes com o computador. Transmite ao utilizador a sensação de manipulação directa dos objectos que fazem parte dela, através da utilização de dispositivos de entrada como o rato, o joystick e o teclado, com os quais o usuário é capaz de seleccionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Um software feito para facilitar e tornar prática a utilização do computador através de representações visuais do sistema operacional é o ambiente gráfico.


Interactividade:
A interactividade é, basicamente, a relação entre o homem e o computador. Através do qual podemos interagir com diversos objectos virtuais, isto é, em ambientes virtuais existe a possibilidade de o utilizador dar instruções ao sistema através de acções efectuadas neste e nos seus objectos.




Realidade virtual:
A realidade virtual refere-se a simulações tridimensionais geradas pelo computador, permitindo aos utilizadores interagir, visualizar e manipular objectos dos mesmos.
Actualmente, os ambientes virtuais são, utilizados em algumas áreas como, na medicina, arquitectura, educação, engenharia, etc. Permitindo assim uma aprendizagem segura, económica e rápida, contribuindo assim para a melhoria do seu desempenho.

Realidade imersiva e não imersiva:
  • A realidade imersiva é quando o utilizador obtêm sensações de uma ambiente virtual, conseguindo estimulá-lo sensorialmente, ou seja, o utilizador sente que faz parte desse ambiente virtual. Isto é possivel utilizando alguns acessórios, tais como, o capacete, luvas e auscutadores.
  • A realidade não imersiva é quando não são estimuladas as sensações do utilizador, fazendo com que o mesmo saiba que não está dentro desse ambiente virtual.


Dispositivos utilizados em ambientes virtuais:
  • Visualização: ex: capacete de visualização


  • Controlo e manipulação: ex: luvas


  • Audição: ex: auscutadores